Comunicação – Construir relacionamentos saudáveis.
Ser comunicativo NÃO é sinônimo de boa comunicação.
Há indivíduos que não consideramos como pessoas comunicativas, porém possuem bons resultados na comunicação com seus stakeholders. [pessoas as quais se relacionam – família, trabalho, amigos, etc.]
Tais pessoas conseguem, entre outras coisas, formar frases curtas, contudo, completas, sem ruídos, ou seja, frases que facilitam o entendimento pelo receptor.
Portanto, podemos entender que Comunicação é se fazer entender com poucas palavras!
Até porque muito falatório, muitas vezes, só gera discussões improdutivas. Fala-se muito e não se chega a conclusões frutíferas.
É necessário aprender a falar a mesma língua dos seus interlocutores e assim, melhorar, sensivelmente, suas relações interpessoais, e consequentemente, atingir mais rápido os resultados que você tanto almeja.
Muitas vezes, perdemos muito tempo em conflitos. E tempo, enquanto estamos por aqui, é o que todos tem disponível na mesma proporção.
Talvez, o tempo, seja uma das poucas coisas que a igualdade se manifesta.
E, tanto você, como eu, NÃO temos todo tempo do mundo.
Os conflitos, por si só, não são maléficos, os bons stakeholders não se diferenciam por não viverem conflitos, e sim de como tratam a reconciliação após os embates da nossa jornada.
Falar a mesma língua dos seus stakeholders vai reduzir os ruídos da comunicação, e quando não for possível evitar o conflito, sem dúvidas, irá facilitar a reconciliação.
Falar a mesma língua dos seus stakeholders é primordial para a construção de relacionamentos perenes, consequentemente qualidade de vida com uma mente saudável.
Laços profissionais, de amizades, de amor, construídos em um cordão de três dobras que não se separa facilmente.
“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4:12).
Você, seus stakeholders e uma comunicação sem ruídos é como um cordão de três dobras.
E para que você possa ter uma comunicação interpessoal frutífera, o primeiro passo é a qualidade da comunicação interior, você se comunicando consigo.
Aquelas vozes que cutucam o nosso pensamento e que por vezes nos tiram do sério, prejudicam nossa saúde mental e nos direcionam a decisões precipitadas.
Assim como a edificação de uma casa precisa de um bom alicerce, para construirmos relacionamentos saudáveis, há de se ter um alicerce interior capaz de sustentar a pressão que nos sobrevêm.
É fato que quando tudo caminha bem a nossa psique é pouco exigida, e como a nossa jornada não se resume em momentos glamourosos, precisamos estar preparados para os dias maus.
Acompanhe os próximos artigos da categoria que abrimos hoje [Psicanálise I], abordaremos o tema COMUNICAÇÃO, AUTOCONHECIMENTO, entre outros com dicas e propostas de exercícios.
Fique bem!
Ser comunicativo não significa saber se comunicar, e sim falar
a mesma língua do receptor.
Equilíbrio emocional – Senso de justiça Disponibilidade – Preparação – Silêncio
continua…
Comments