top of page
Adilson Costa

Espiral do Silêncio

Eu sou Adilson Costa e peço permissão a você para estar Com A Palavra!

Hoje, quero chamar sua atenção para algo que pode nos levar a ser uma pessoa maria vai com as outras. A Teoria do Espiral do Silêncio.

Bom, para iniciarmos o assunto, acompanhe um trecho das Escrituras, quando o Apóstolo Paulo escreve aos gálatas, um povo celta da Antiguidade, habitantes da antiga região da Galácia, no centro da atual Turquia asiática.

[Gálatas 1:3-5]

A todos vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou voluntariamente pelos nossos pecados, a fim de nos resgatar deste atual e perverso sistema mundial, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja toda a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Paulo, está saudando a todos os gálatas e é direto em chamar a atenção quanto ao sistema mundial. Tal sistema é complexo e tem muitas garras como um polvo.

Paulo, também mencionou algo a respeito em sua carta aos efésios.

[Efésios 6.12]

“Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”

Agora ele fala em dominadores do sistema mundial. E para dominar usam de várias estratégias, as garras do polvo que mencionei a pouco.

Uma delas é o espiral do silêncio.

O termo “espiral do silêncio” foi estudado pela filósofa e política alemã Elisabeth Noelle-Neumann, com o objetivo de explicar a razão pela qual as pessoas permanecem, em muitos casos, silenciosas por acreditar que suas ideias estão no grupo da minoria. Os estudos, se concentraram, principalmente, pelo poder dos meios de comunicação sobre o povo.

Uma outra garra do polvo que ataca o povo, visando gerar um desconforto a “minoria”, e para isso criam tendência para a opinião pública.

As pessoas com medo de serem isoladas, pela sua opinião raquítica. Raquítica confrontada com a tendência, elas evitam se manifestarem a favor da própria opinião, pois, receiam em serem isoladas da “maioria” por expressarem suas crenças.

Quando acreditam que sua opinião agrada, a tendência é de se expressarem publicamente, e ao perceberem dissonância vão reduzindo a participação até se calarem e assim permanecem, podendo até levá-las a autocensura.

A teoria atesta que os meios de comunicação de massa são um fator essencial de estabelecimento da “espiral do silêncio”, uma vez que formatam a opinião pública.

Noelle-Neuman dizia que para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer os três mecanismos pelos quais a teoria influencia a mídia sobre o público:

1) Acumulação: excesso de exposição de determinados temas na mídia;

2) Consonância: forma semelhante como as notícias são produzidas e veiculadas;

3) Ubiquidade: presença da mídia em todos os lugares.

Se você parar um pouco para pensar e começar a analisar, não será difícil identificar a atuação dos três mecanismos de influência.

A cada geração são criados novos meios de comunicação, contudo, os mecanismos são sempre os mesmos.

A expressão da “maioria” sufoca a minoria. É algo óbvio, porém, o motivo do sufoco não é no campo das ideias e sim do silêncio. Não é difícil a verdadeira maioria estar silenciosa, uma vez que entraram em “espiral do silêncio”.

Há muitas pessoas silenciosas se tornando maria vai com as outras, seguem as opiniões dominantes as quais são veiculadas tendenciosamente. É a única forma que elas encontram para se sentirem à vontade para expressar sua opinião. Sua por ter entrado no grupo das “marias”, já que a verdadeira foi silenciada.

A partir da formação do grupo das “marias”, chegamos à “maioria”! Um grupo que nada mais é que um grupo fake. E cada vez mais, estes viralizam!

Você, esteja atento. Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”. [1 Coríntios 15:33]

Portanto, em todo o momento seja você e não um ou uma “maria”. As Escrituras, em Tiago 1:9, nos alerta:

[Tiago 1:19]

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar.

Ser tardio para falar não significa entrar no espiral do silêncio, e sim refletir, analisar.

Primeiro ouvimos, é o momento de coletarmos informações de várias fontes, principalmente as Escrituras, a qual inclusive, diz que há tempo para todas as coisas, entre elas, tempo de ficar quieto e tempo de expressar o que se sente. [Eclesiastes 3:7]

Quando você decide ficar em silêncio por medo do julgamento das pessoas e a perspectiva de ser isolado, você está contribuindo para a maioria fake reinar.

Afinal, quem cala consente!

Fique em silêncio sim, porém para refletir com sabedoria, e encha o seu coração de verdades, e não deixe um só pedacinho dele para fake.

Jesus, já nos alertou. -” a boca fala do que está cheio o coração.” [Mateus 12:34]

Portanto, vale o reforço, enche-o de verdades!

Para finalizar, quero passar a palavra a você propondo algumas reflexões.

Você se preocupa com o julgamento das pessoas?

Qual é o seu comportamento quanto ao julgamento dos outros em relação a você?

Você procura analisar todos os pontos antes de tomar partido a favor ou contra de pessoas e/ou fatos?

Suas últimas escolhas foram baseadas em opiniões alheias?

Beijo, abraço, agora é você quem está com a palavra!

Shalom, hoje e sempre pra você!

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page