Gatilhos do passado
As redes sociais, normalmente, sugerem que todo mundo está bem, feliz, tem sucesso, não tem problemas, conflitos, exceto uma pessoa, você. A partir desse entendimento é questão de tempo para que gatilhos emocionais sejam acionados.
Mudar as redes sociais é impossível, de redes só se você deletar suas contas de todas elas, já que até mesmo o LINKEDIN o qual a proposta era, ou, ainda é de ser uma rede profissional, atualmente, tem um pouco de tudo, principalmente política.
Por mais que se fale que muita coisa na rede é só uma casca, uma maquiagem, e que nem tudo é verdade, o nosso cérebro que por sinal não consegue distinguir real de imaginário, aciona gatilhos relacionados ao passado.
Eu citei as redes sociais, porém, esta é somente uma das formas de acionar gatilhos, estas respostas mentais podem ser acionadas por qualquer coisa a qualquer momento, e geralmente, são sentimentos de tristeza, medo, raiva.
Se você assistiu ao nosso vídeo, viu que a Tânia envolvida pela tristeza ocasionada pela cruel perda de sua irmã, acuada pelo medo e tomada pela raiva, literalmente aciona o gatilho.
É assim, desse jeitinho aí que acontece.
A reação de atirar, atirar, atirar, obviamente que no caso do filme foi de legitima defesa.
A continuidade em atirar até mesmo depois de descarregar as 6 balas é característico nos gatilhos emocionais, na maioria das vezes quando acionados, o sentimento é tão forte que as ações e reações são exacerbadas.
No filme ambos sabiam o que estava prestes a acontecer, já que conheciam os fatos passados, porém, nem sempre é assim. Os gatilhos podem ser acionados, como eu já mencionei, a qualquer momento e por qualquer coisa, e não é raro relacionamentos pessoais se desgastarem pelo fato dos stakeholders não saberem do que se trata, dos porquês de certas reações nossas.
Eu me lembro de uma situação em que eu carinhosamente disse para uma pessoa parar de ser boba, tipo, Ah! Para de ser boba! Ah! Bobinha!
Ao dizer a reação foi imediata e nada agradável. Depois dos ânimos se acalmarem eu entendi o motivo do gatilho ser acionado, e partir daí ficar alerta.
É muito importante conhecer nossos gatilhos emocionais, identificar os porquês deles e compartilhá-los com alguém de confiança, principalmente, para quem convive conosco.
E é claro, aprendermos a conviver com o passado e a lidarmos com tais sentimentos, já que muitas vezes no desespero em se livrar de tais sentimentos ruins, a reação pode ser automutilação e até mesmo em tirar a própria vida.
Bom, o filme 6 balas, além de muitos tiros e mortes, aborda o tema da pedofilia, inclusive, o filme já começa com o açougueiro VAN DAME, resgatando um menino que fora sequestrado por uma quadrilha que utilizava-se de crianças para prostituição. Se há este tipo de quadrilha é porque há os que se utilizam dos serviços de prostituição de menores. Infelizmente, a pedofilia não se limita a este tipo de quadrilha, muitas vezes está bem mais perto do que imaginamos.
Prime Video: 6 Balas [imagem]
Comentários