Quer viajar e não encontrou um pacote que é a sua cara? Então vamos fazer um do seu jeitinho!
Antes de qualquer coisa, defina qual será o seu orçamento. É primordial que suas férias NÃO complique as suas finanças. Para quem é assalariado o valor das férias representa 1/3 do salário com a possibilidade de vender alguns dias. Este é o seu orçamento real das férias, já que o valor total que se recebe na época vem junto a antecipação do salário do mês, ou seja, no próximo mês você não vai receber salário.
Agora, se você planejar com antecedência tem a opção em investir, mensalmente, um percentual de sua renda para esta finalidade. Opção para os não assalariados [aposentados, autônomos, empresários, etc.]
Orçamento não se faz somente visando férias o ideal e recomendado é que tenhamos um orçamento completo.
Uma boa dica é seguir o método 50/30/20, caso não o conheça leia o post que aborda o tema.
Bom, é claro que o orçamento de férias dependerá do país/cidade, bem como das atrações oferecidas. Planejar com antecedência possibilitará realizar o sonho da tão desejada férias.
Economizar em uma determinada viagem para proporcionar a realização das férias dos sonhos é algo inteligente.
A partir de um orçamento prévio, exemplo dos assalariados [1/3 férias] e/ou estabelecido o percentual da renda mensal a ser investido no objetivo [Não se esqueça de incluir as suas milhas de cartão de crédito] podemos pesquisar e até mesmo “fechar” a viagem.
Segue algumas dicas para subsidiar o seu planejamento.
1. Orçamento prévio [conforme já mencionado]
2. Definir possíveis destinos [inclua o seu grande sonho, assim você terá uma ideia se cabe no orçamento prévio. No mínimo já terá subsídios para um planejamento específico]
3. Definir as atrações a serem visitadas e pesquisar os valores [coloque todas as que gostaria de visitar, depois se necessário elimine as que não caberão no orçamento considerando os demais custos da viagem [hospedagem, passagens, alimentação, compras, etc.] Atenção na quantidade de dias necessários para visitar as atrações escolhidas. Lembre-se que menos pode ser mais. Menos atrações mais tempo para usufruir das escolhas.
4. Decidir onde se hospedar [hotel, casa, apartamento, pousada, hostel, etc.]. Verifique os locais próximos das atrações escolhidas, assim economiza-se no transporte e no tempo. Aqui mais pode ser mais. Mais perto mais tempo e atrações.
5. Pesquisar o melhor meio de transporte até o destino escolhido [carro, ônibus, trem, avião…] Verificar as opções de dias e horários. Analisar o tempo a ser despendido até o destino [quando tiver várias opções de locomoção e/ou escalas], nem sempre o mais barato é o ideal [depende de quanto tempo você dispõe para o trânsito da viagem e a quantidade de dias em férias]
Todas as pesquisas, quando possível, devem considerar a provável data da viagem. Uma dica é converter os valores da moeda para dólar, assim você não será surpreendido, acompanhe, mensalmente, a cotação e se necessário reveja o seu orçamento.
Outra dica é se atentar para as opções de hospedagem ALL INCLUSIVE. Caso os passeios escolhidos exijam muito tempo fora, possivelmente, você não irá desfrutar de todas as refeições do hotel, assim não é recomendado o ALL INCLUSIVE.
Opção de tudo incluso [ALL INCLUSIVE] é bom para o planejamento financeiro, porém pode ser dispendioso se não for utilizado em todas as refeições.
Lembre-se dos custos das refeições, caso não esteja incluso na sua hospedagem.
No momento de fechar a viagem, contrate primeiro a hospedagem e com cancelamento gratuito. Lembre-se hospedagem x atrações.
Organize-se para fechar o transporte até o destino de acordo com as datas e local da hospedagem. Lembre-se tempo de viagem x valor x dias de férias.
Atualmente, há muitas opções de parcelamento, avalie as condições sem juros e se o caso parcele considerando o definido no planejamento financeiro quanto ao valor do investimento mensal.
Uma vez contratado o transporte é hora de você revisitar suas reservas de acomodação. Pesquise, novamente, os valores das diárias, não é raro encontrarmos oportunidade de melhores preços. Daí a recomendação do cancelamento grátis [só esteja atento ao prazo limite de cancelamento].
Tem alguma dica para contribuir com este artigo? Não hesite em deixar nos comentários.
Compartilhe conosco o seu jeitinho!
Adilson Costa
Comentários