Ponto Cego – erros recorrentes
- Adilson Costa
- 28 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Assista aos trechos do filme, conforme abaixo
Vídeo 1 assistir até 1:10:14
vídeo 2 assistir até 1:28:20
É assim, desse jeitinho aí, fazemos coisas que nos geram consequências ruins, contudo repetimos o mesmo comportamento por anos, quando não por toda a nossa jornada.
Se é prejudicial por que então insistimos nos mesmos erros? É um Ponto Cego que precisa e pode ser descoberto.
Katie, tornou se uma mulher solitária e problemática, e olhe que ela estava para se formar em psicologia e acompanhava um caso de uma criança a Lucy, uma órfã vítima de um lar desfeito que se recusa a falar desde a morte da mãe. No SIC leitura falamos sobre a necessidade das crianças em participar de sessões de terapia. Se não viu recomendo que veja.
Estudar psicologia, psicanálise não significa que você estará imune a conflitos mentais, já que estes são frutos do seu passado e precisam ser conhecidos e tratados. Nós psicanalistas não somos super-heróis, e muitas pessoas resistem a terapia por considerarem que se um profissional tem problemas, não tem condições de aconselhar.
A questão é que psicanálise não é aconselhar e sim auxiliar no processo de identificação das causas do sofrimento psíquico e contribuir para que estas causas não gerem comportamentos destrutíveis, prejudiciais para a pessoa e aos seus stakeholders.
Katie, estava neste processo, ela ainda não conseguia entender a si mesma, e se entregava a um comportamento autodestrutivo de sexo com estranhos regado a bebedeiras.
Usava como um mecanismo de defesa já que as pessoas as quais ela mais amava morreram, primeiro a sua mãe e anos depois o pai.
vídeo 3 assistir até 1:41:00
É assim, desse jeitinho aí!
Katie perdera o seu batatinha. [ver se é isso] e a partir daí ninguém mais seria. Amar para ela era sofrer, então o melhor era não amar mais ninguém, assim não tinha o que perder.
Apesar do comportamento de Katie envolver algo socialmente inadequado e autodestrutivo, não significa um mau comportamento.
Como assim? Eu explico!
Eu entendo que um mau comportamento é aquele que poderia ser evitado, você o faz por querer fazer e sabe muito bem o que está fazendo.
Eu sei que pode ser meio difícil de entender e aceitar, contudo, há muitos comportamentos inconscientes e que se não identificado o porquê de se manifestarem não há maneiras de serem evitados. É aquele ponto cego que precisa ser identificado para então ser evitado.
No caso de Katie era o sexo, mas pode ser qualquer outra coisa como uma compulsão por drogas, comida, bebida, compras, etc.
Eu recomendo que você assista ao filme, e descubra o final da história de Katie.
Saiba que há muitas crianças como a Katie, portanto, estejamos atentos para cuidar delas desde sempre.
Comments