Você, provavelmente, já deve ter ouvido a frase – “quem vive de passado é museu”.
Afirmação utilizada para abandonar o passado e seguir em frente, não visita-lo, pois não vale a pena.
Contudo, não sei se a comparação com um museu é a melhor.
A palavra museu vem do Latim museum, “biblioteca, lugar de estudo”, do Grego mouseion, “altar para as Musas”. Mais tarde seu sentido mudou para abranger um local onde são guardados exemplos de Artes e História.[https://origemdapalavra.com.br/artigo/museu/]
Eu confesso que não sou um assíduo frequentador de museus, mas, eu tive o privilégio de visitar o Museu do Louvre, em Paris e fiquei encantado com tudo que vi.
Louvre ou Museu do Louvre (em francês: Musée du Louvre) é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Um marco central da cidade, está localizado na margem direita do rio Sena, no 1º arrondissement (distrito) da cidade. Aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI, são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Louvre]
Quando você visita um museu como o Louvre, se é que há outro que se compare, você deixa de concordar com a afirmação citada.
Museus reúnem o melhor da história, fatos importantes, marcantes, o que não significa que todos os objetos remetem a coisas boas.
Assim é o nosso passado, nem tudo nos remete a acontecimentos bons. Pensando desta forma, poderíamos, até, compararmos com museus, já que há esta semelhança, contudo, não viver do passado, significa matar o passado, já que o oposto de viver é morrer.
Portanto, o museu de nossa jornada precisa, de vez em quando, ser visitado para vivenciarmos as coisas boas [lembranças, saudades] e estas nos fornecer subsídios de esperança.
As coisas não tão boas melhor seria esquecê-las, porém, se assim o fizermos a tendência será revivê-las no presente, ou seja, viveremos um presente não tão bom.
Bloquear o passado lhe causa sofrimento já que o seu inconsciente não esquece, o que gera sintomas como ansiedade, depressão, etc.
Viver do passado é péssimo e o bloqueio pior ainda, pois, como mencionei ele está no seu inconsciente.
Agora, quando aprendemos a conviver com o passado, nosso sofrimento em virtude deste cessará, ou, no mínimo não te causará angústia, tristeza profunda, será somente subsídios para você não repeti-lo.
Não tenha vergonha do seu museu, visite-o de vez em quando, reviva boas lembranças, curta a saudade e não ignore os maus momentos vividos, use-os para viver o hoje diferente, com mais acertos e evitar repetir os mesmos erros.
Fique bem!
Comments