top of page
Adilson Costa

Série: Mortificai a Carne – tema do artigo: Suplício de Tântalo

No artigo anterior, mencionamos o Suplício de Tântalo a aflição por desejar algo que parece estar ao alcance, porém é inalcançável.

Na mitologia grega, Tântalo foi um rei da Frígia, filho de Zeus e da princesa Plota. Ele gozava de prestígio com os deuses e frequentemente estava presente nos jantares no Olimpo. Aproveitou dessa confiança e roubou alimentos exclusivos dos deuses, tais alimentos davam a imortalidade.

E ele não parou por aí, a fim de testar a onisciência dos deuses os convidou para um jantar e serviu-lhes a carne do próprio filho.

Não deu outra, os deuses perceberam e o lançaram em um vale abundante em vegetação e água. Tântalo foi sentenciado a não poder saciar sua fome e sede, apesar da abundância do vale ao aproximar-se da água ela recuava e ao erguer-se para colher os frutos das árvores, os ramos moviam-se para longe de seu alcance.

Daí a expressão Suplício de Tântalo – o sofrimento daquele que deseja algo aparentemente próximo, porém, inalcançável.

Há outras versões em relação ao que gerou o castigo, contudo sem alterar a sentença.

O desejo de ser um deus potencializou a ação de Tântalo e o fez perder tudo que tinha. Ele tinha prestígio e o privilégio de fazer suas refeições no Olimpo, tinha livre acesso aos deuses.

Sacrificou o que tinha para satisfazer o desejo do ego.

Isso me lembra o pecado original. Adão e Eva tinham tudo que precisavam, tudo e mais um tantão, mas preferiram satisfazer o desejo da carne. Deixaram as argumentações da serpente cutucarem, atiçarem.

Desejar ser um deus é tentador, contudo, é inalcançável.

Atualmente, este desejo é atiçado, estimulado a todo o momento, argumentos e mais argumentos lançados a toda hora e em todo lugar, dada a disponibilidade, principalmente, das redes sociais e mídias em geral.

A tônica é você conquistar e conquistar, ter sucesso, prestígio, dinheiro, fama. Não desistir dos seus sonhos, mesmo um sonho tantalizante, quanto maior o sonho melhor, já que não há limites para quem deseja conquistar. E técnicas e scripts de como alcançar o inalcançável é o que não faltam.

Outro dia, eu ouvi em um podcast um desses gurus do sucesso dizer que não é Deus que acorda cedinho, que luta, que não desiste dos seus sonhos e conquista, e sim VOCÊ. Pelo visto este deve acreditar que pode ser um deus, ou que já é.

Bom, Tântalo acreditou e perdeu. Adão e Eva também. Satisfazer os desejos da carne nos afasta de Deus.

O desejo em saciar a carne é tentador, porém devemos resistir. É uma batalha diária.

“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro…” [Gálatas 5:17]

E como vencemos esta batalha? Deixando que o Espírito Santo nos dirija. Somente o Espírito pode nos ajudar a mortificar os desejos da carne.

Ore mais e busque sabedoria no Senhor.

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.”[Tiago 1:5-6]

Não dá para ser um deus, contudo nos foi permitido ser habitado pelo Espírito. Então vamos aproveitar esta oportunidade enquanto temos o privilégio de ter acesso a Deus.

“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.

A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;

a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.” [Romanos 8:5-11]

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page