Trecho da música – Confessional – Janet Devlin This is my confessional Este é o meu confessionário The things that I’ve buried low As coisas que eu enterrei This is my confessional Este é o meu confessionário Please, will you redeem my soul? Por favor, você vai redimir minha alma?
É assim, desse jeitinho aí. Chega um momento na nossa jornada que precisamos lavar a alma, desabafar, falar tudo o que está guardado. A questão é se vamos aproveitar a oportunidade e no confessionário correto. Queremos redimir a alma, libertar, reabilitar, reparar os efeitos negativos de nossas ações e reações.
Quem não espera por este momento, atire pedras se quiser. [Throw stones if you want to – letra da música]
Contudo, muitos erros que cometemos não são nossos. Como? Sim, e não se trata de terceirizar a culpa e nem tão pouco de querer encobri-los.
Ao longo da nossa jornada somos inundados por verdades que na verdade são mentiras, ou verdades que não são nossas e sim de um sistema mundial. Verdades de governo, sociedade, religião. São tantas as verdades contadas para nós que não conseguimos atuar de acordo com tais verdades. E aí, erramos, erramos e erramos. Não conseguimos atender as expectativas das verdades deste sistema mundial. Que hoje conta com as redes sociais para potencializar a disseminação de suas verdades. São tantos os erros cometidos dado as verdades absolutas que não temos tempo para confessar os nossos erros, os erros de fato.
Enquanto você não identificar as verdades absolutas que precisam ser desmascaradas, o confessionário é inútil já que a penitência será eterna.
Muitas das verdades se tornaram vieses inconscientes e estes precisam ser desmascarados, um dos vieses, por exemplo, é o viés confirmatório que se manifesta quando rejeitamos argumentos contrários à nossa verdade, as quais muitas vezes são oriundas das verdades absolutas aquelas contadas por governo, sociedade, religião.
É assim, desse jeitinho aí, só damos ouvidos aos argumentos que ratifiquem aquilo que acreditamos. Estes vieses jamais serão perdoados, já que nunca estarão presentes no nosso confessionário, a não ser que você comece a questionar certas verdades absolutas. E aí então poderá dizer “Este é o meu confessionário!”
Comments